terça-feira, 1 de junho de 2010

Você sabe se defender na cozinha?

Cuidados com higiene, manipulação, preparo e conservação dos alimentos livram você e sua família de várias complicações.

Entre 1999 e 2008, a secretaria de vigilância em saúde, órgão do ministério da saúde, mapeou os alimentos que mais causam intoxicação no Brasil. A líder foi a maionese caseira, por causa dos ovos crus. O problema maior é a manipulação errada da comida, que permite que ela seja contaminada por bactérias. 



1- Frutos do Mar
Ao comprar, veja a cor, a textura e se estão armazenados em áreas refrigeradas ou sobnre o gelo livres de poeira, sol e insetos. Conchas devem estar fechadas. Remova as entranhas, lave em água corrente e corte. Seque com papel-toalha e embale, retirando o  ar.






2- Peixes
Evite embalagens congeladas estufadas, com água e odor forte. Se o produto for fresco, as guelras devem ser avermelhadas, e os olhos, limpos. A carne não deve ceder à pressão. Lave, retire entranhas e corte. Seque e guarde, retirando o ar.











3- Tomates
Lave com sabão neutro. Depois, higienize numa solução contendo 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água gelada. Enxágue em água com limão (1 colher de sopa para 1 litro de água). Seque e guarde.











4- Queijo Branco
Não compre se a embalagem estiver aberta, furada ou com a data vencida. Em casa, escorra o soro. Remova a embalagem, embrulhe em filme plástico ou guarde em vasilhas de vidro com tampa.








5- Couve-Flor
Escolha as que tenham cor branca ou creme, sem manchas escuras e cabeça compacta. As folhas devem ser verdes. Remova as folhas, lave-as como o tomate. Guarde num saco plástico com furos por até cinco dias.








6- Sorvete
Se preparar em casa, não use receitas que contenham ovos crus. Ao comprar, escolha embalagens intactas e que estejam bem refrigeradas. Veja se há uma névoa sobre elas na gôndola de refrigeração indício nde que as condições de conservação são boas.








 7- Frutas Vermelhas
Ao comprar, escolha as que são firmes e novas. Lave em água corrente,  deixe por dez minutos em uma solução de água clorada gelada e enxágue em água com limão (na mesma proporção usada no tomate). Seque e guarde na geladeira.






8- Ovos
Matenha a embalagem em local limpo, fresco e longe da luz direta, com a parte maior para cima. Para usar, lave com água e sabão. Não consuma se a clara ou a gema estiverem grudadas na casca e o cheiro muito forte.







9- Folhas Verdes
Guarde na geladeira e espere duas horas antes de lavá-las. Isso é necessário para não ocorrer o uptake (quando o alimento está em temperatura ambiente e absorve a água e os agrotóxicos de sua superfície). Deixe por dez minutos em solução clorada (1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água). Lave, escorra o excesso de água e sirva.



10- Batatas
Não compre as que estejam brotando ou tenham a casca esverdeada, pois contêm uma substância tóxica - a solamina. Deixe fora  da geladeira em local fresco, arejado e escuro. Se usar a batata inteira, com casca, lave com sabão neutro utilizando uma escovinha. Para consumir cozida, assada ou frita, basta lavar em água corrente.



Importante:
Intoxicação Alimentar

Fique atento se aparecerem cólicas, vômito, diarreia e, em casos graves, febres e desidratação. Para resolver o problema, consuma muita água e soro caseiro.
  • Receita:
1 litro de água com 1 colher de sopa de açúcar e de 1 de café de sal.
"Hidrate-se também com água de coco e chás de erva-doce e camomila, além dos isotônicos"

Por: Renata Uzêda Teles Santos ;*
Fonte: Revista Saúde, edição Dezembro 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário