domingo, 1 de agosto de 2010

A Trilogia do Sucesso '


 Afinal, o que é o sucesso?

Será que para nos sentirmos uma pessoa de sucesso é preciso estarmos o tempo todo em evidência, com grandes ganhos materiais?
Acredito que o conceito de sucesso resume-se na seguinte frase:
- Sucesso é a capacidade de estar feliz consigo mesmo.
Mas, para isso, é preciso ter em equilíbrio três fatores fundamentais:
Espírito. Acreditar em Deus, independentemente de religião ou crença. Acreditar em “algo a mais” é uma característica marcante de pessoas que se sentem realizadas. È por meio da fé que realizamos o que nos parecia impossível. É a fé a força que surge não se sabe de onde, quando tudo nos parece acabado. É a fé que alimenta seu coração e mente quando é preciso atravessar os obstáculos da vida.
Amor. Aqui, a capacidade de amar como um conceito mais amplo. A palavra e o ato de amar parecem nos assustar, então que tal compararmos com palavras como solidariedade, amizade, companheirismo, compartilhar, doar, apoiar, ouvir? Não são pequenos atos “disfarçados” de amor?
Sentir-se amado e aceito pelo meio em que você vive é uma das mais antigas necessidades do Homem. Mas, que tal começar você a ter algumas atitudes que tornariam realidade às palavras acima? Por que precisamos sempre esperar que alguém dê o primeiro passo?
Matéria. Acredite, não há nada de errado em ser ambicioso, mas, sim, em ser ganancioso. Ambições positivas nos levam a procurar maneiras de conseguir o que queremos.
O sucesso não consiste em ter ou ganhar muito, mas em ter ou ganhar o que a deixa satisfeito e feliz, o que realmente atenda às suas necessidades e às de sua família. Afinal, para que mais?
Acredito, que pequenos atos como sorrir ser solidário, aprender a ouvir, acreditar em sim mesmo e outras tanta sugestões nos ajudam a serem pessoas melhores e, por conseqüência, profissionais de sucesso.
É lógico que é muito difícil aprender a praticar tudo, mas é muito fácil tentar.
E, quando perceber que seu balão está murcho, é hora de recomeçar a enchê-lo.
O seu sucesso está em sua capacidade de encher seu próprio balão constantemente, a partir de pequenos hábitos.
É lógico que temos momentos tristes e de desânimo e não podemos e nem devemos evitá-los.
Mas torço, e muito, para que seus momentos felizes sejam muito superiores aos infelizes.

 Livro: Motivando o talento humano, Paulo Henrique de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário