Para saber mais um pouquinho...
No dia 27 de agosto de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64. A palavra Psicologia vem do grego: psique (alma) + logos (estudo), ou seja, estudo da alma. Em 1879, Wilhelm Wundt, criou o primeiro Laboratório de Psicofisiologia em Leipzig, na Alemanha. Porém, a Psicologia ainda estava muito atrelada a conceitos fisiológicos e não avançaram muito. A partir daí, diversas linhas de estudos foram se desenvolvendo: Behaviorismo, Psicánalise, Gestalt, Desenvolvimentista e Humanismo. A perspectiva de cada um é diferente de estudo, para o Behaviorismo é o comportamento, para a Psicánalise é a alma através do inconsciente, para os Gestaltistas é o homem por meio de sua percepção e para o Desenvolvimentistas e Humanismo a relação desenvolvimento/aprendizagem. Cada escola aborda um "eu" conforme o seu objetivo de estudo, porém, todas elas se empenham em tratar os conflitos, as angústias e o equílibrio emocional do indivíduo, ou seja, em entende-lo.
A Psicologia atualmente é passada ao indivíduo leigo pelo senso comum como uma espécie de profissão que cuida de insanos mentais. Porém, está enganado quem pensa assim! Um técnico da saúde mental trabalha com diversificadas situações. Todos nós passamos por processos de crise, de ruptura, momentos problemáticos e incertos. Passamos por situações de transição comum a qualquer indivíduo, como por exemplo, casamento, vestibular, entrada para a faculdade, o nascimento do primeiro filho, são momentos marcantes que acontecem na nossa vida. E é para isso e muitas outras finalidades, as quais os Psicólogos podem ajudar a humanidade.
É muito lindo, o trabalho e o intuito da Psicologia para com o ser humano. Apesar de ser vasta em seus conhecimentos, estudos e ter distintos objetos para cada linha de pensamento, a profissão exprime o cuidado com o outro, acolhimento, compreensão, atenção, dedicação, o conhecer melhor o indivíduo, perceber os seus olhares, as suas expressões, o seu modo falar e sim criar um vínculo, não tanto afetivo, mas que traga confiança e segurança, digo isso, em qualquer área da Psicologia. Nós, precisamos sempre trabalhar pensando no outro e na saúde do nosso semelhante.
Sou grata a Deus por estar me profissionalizando nessa área, estou amando e me dedicando bastante para ser uma grande profissional, com cautela e afeição pelo que chamarei de minha profissão!Curta sempre o Psicólogo, ele pode fazer a diferença no futuro da humanidade!
Big Beijos,
Nenhum comentário:
Postar um comentário