“Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual.”
Ser preconceituoso é não ter conhecimento!
Vamos abordar, sobre o preconceito social. Têm pessoas que não tem opiniões formadas e que acabam adotando ou aceitando as opiniões de alguém.
Esse preconceito vem das classes sociais onde a que tem mais status é soberana. Mais status pelo poder econômico, onde ai se encontra a divisão das classes: classe alta, classe média, classe baixa e até os miseráveis. Você concorda com isso? Infelizmente, não temos esse direito de opinar, afinal já está formada essas classes, todos aceitam. A partir da Idade Contemporânea, com o desenvolvimento do sistema capitalista industrial (e mesmo do pós-industrial), normalmente existe a noção de que as classes sociais, em diversos países, podem ser dividas em três níveis diferentes, dentro dos quais há subníveis. Segundo Karl Marx, as classes sociais estão associadas ao sexo. São grupos coletivistas que desempenham o mesmo papel na divisão do trabalho num determinado modo de produção (feudal, mercantil, industrial e etc.)A desigualdade social é uma das mais marcantes características da sociedade brasileira.
O preconceito racial é requerido pela mente das pessoas, de pensarem que por serem de raças diferentes, possam ter caráter, inteligência ou manifestações social superiores as outras pessoas. O Racismo não vem de algo cientifico, mas de um conjunto de opiniões e pensamentos pré-concebidas, onde a função principal é de desmoralizar aqueles que apresentam características diferentes. Isso vem de muito tempo atrás onde podemos localizar a escravidão como o principal objetivo, hoje pessoas que são negras sofrem com o preconceito estampado na cara da sociedade, é vergonhoso, onde existe a falta de ética. Mas ganhou forças agora no século XXI, e acho que vai aumentar a cada dia. Onde ocorre o preconceito racial, social? Ah! Em vários lugares do mundo. Nem os países desenvolvidos escapam.Formas de racismo:
Século XIX - explicação "científica”: No século XIX houve uma tentativa científica para explicar a superioridade racial através da obra do conde de Gobineau, intitulada Essai sur l'inégalité des races humaines (Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas). Nesta obra o autor sustentou que da raça ariana nasceu à aristocracia que dominou a civilização européia e cujos descendentes eram os senhores naturais das outras raças inferiores.
Racismo nos EUA: O racismo chega a extremos contra os negros, índios, asiáticos e latino-americanos, em especial no sul do país. Até 1965, existiam leis, como as chamadas leis de Jim Crow, que negavam aos cidadãos não-brancos toda uma série de direitos. Além disso, muitos negros foram linchados e queimados vivos sem julgamento, sem que os autores destes assassinatos fossem punidos, principalmente pelos membros de uma organização, a Ku Klux Klan, que defendia a “supremacia branca”. Essa organização ainda existe naquele país, alegadamente para defender a liberdade de expressão e liberdade de ofensa daquele grupo social.
Paralelamente, desenvolveram-se grupos de supremacia negra, como o "Black Power" (em português, “Poder Negro”) e a organização "Nation of Islam", a que pertenceu Malcolm X.
O nazismo: Em 1899, o inglês Houston Stewart Chamberlain, chamado de O antropólogo do Kaiser, publicou na Alemanha a obra Die Grundlagen des neunzehnten Jahrhunderts (Os fundamentos do século XIX). Esta obra trouxe o mito da raça ariana novamente e identificou-a com o povo alemão.
Alfred Rosenberg também criou obras que reforçaram a teoria da superioridade racial. Estas foram aproveitadas pelo programa político do nazismo visando à unificação dos alemães utilizando a identificação dos traços raciais específicos do povo dos senhores. Como a raça alemã era bastante miscigenada, isto é, não havia uma normalidade de traços fisionômicos, criaram-se então raças inimigas, fazendo desta forma surgir um sentimento de hostilidade e aversão dirigido a pessoas e coisas estrangeiras. Desta forma, os nazistas usaram da xenofobia associada ao racismo atribuindo a indivíduos e grupos sociais atos de discriminação para amalgamar o povo alemão contra o que era diferente. A escravização dos povos da Europa oriental e a perseguição aos judeus eram as provas pretendidas pelos nazistas da superioridade da raça ariana sobre os demais grupos diferentes e raciais também.
Preconceito sexual é discriminar alguém pela sua orientação sexual. Homossexuais e bissexuais são agredidos por não serem "iguais" às regras da sociedade. Nesse caso, muitas pessoas escondem sua orientação sexual, por medo de insultos e preconceitos de outra ordem. A sexualidade de uma pessoa não é uma "opção sexual", a maneira como ela irá desenvolver o seu desejo sexual depende de vários fatores (ainda discutidos pela psicologia). A maioria das sociedades contemporâneas são heterossexistas e imaginam que a heterossexualidade é a única manifestação do desejo sexual, interpretando as demais manifestações como dignas de sanção moral.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito
Nenhum comentário:
Postar um comentário